Menu

        JUKEBOX WEB RADIO

Wilko Johnson - Blow Your Mind

19 OUT 2018
19 de Outubro de 2018

Wilko Johnson - Marijuana

Disco: “Blow Your Mind” 2018(disco)

 

 Wilko Johnson (nascido John Peter Wilkinson, 12 de julho de 1947) é um cantor, guitarrista, compositor e ator inglês. Foi um membro da banda de “pub rock blues”, Dr. Feelgood nos anos 70.

Johnson e Dr Feelgood influenciaram o movimento punk inglês. Paul Weller declarou sobre Johnson: "Wilko pode não ser tão famoso quanto alguns outros guitarristas, mas ele está lá em cima. E há muitas pessoas que dirão o mesmo. Eu posso ouvir Wilko em muitas bandas. É um grande legado.”

O estilo musical de Johnson sustentou os primeiros anos do Dr. Feelgood. Um estilo que foi citado como uma das influências fundadoras do movimento punk britânico. Jean-Jacques Burnel, do The Stranglers, diz: "Costumo dizer aos jornalistas que existe uma ponte entre os velhos tempos e os punks. Essa ponte é exclusivamente a Feelgoods, nos permitiu ir de uma coisa para outra. Essa é a conexão,o DNA. " Esta influência foi explorada no documentário de 2009 sobre o Dr. Feelgood, “Oil City Confidential”. Revisando a autobiografia de Johnson, Mark Blake, da revista Q, disse: "Em meados dos anos 70, o brutal R & B da banda e seu olhar de mil jardas inspiraram o jovem John Lydon, Paul Weller e Suggs, do Madness. No livro “Looking Back to Me” pode se concluir que Wilko é um dos personagens mais originais do rock britânico.O documentário “Punk Britannia”, exibido pela primeira vez em maio de 2012, também destacou a importância do Dr. Feelgood como "roqueiros de pubs", uma geração de bandas entre os hippies dos anos 60 e meados dos anos 70 que ajudaram a abrir caminho para o curto e agudo choque punk ".

Johnson foi forçado a cancelar um show em novembro de 2012, quando foi levado às pressas para o hospital com uma doença não revelada.  Ele foi diagnosticado em janeiro de 2013 com câncer pancreático em estágio final e optou por não receber quimioterapia.

Em 25 de janeiro de 2013, ele deu uma entrevista a John Wilson no programa de artes da BBC Radio 4 Front Row. Ele discutiu seu câncer e disse que os médicos disseram que ele tinha nove ou dez meses para viver. Ele falou sobre sua "turnê de despedida" do Reino Unido marcado para março, e como seu diagnóstico fez com que ele se sentisse "vividamente vivo".  Após o término da turnê, ele anunciou que passaria seus últimos dias gravando um álbum de despedida com o vocalista do Who, Roger Daltrey.  O álbum, Going Back Home, foi lançado em março de 2014. "Eu pensei que essa seria a última coisa que eu faria", disse ele mais tarde ao correspondente de entretenimento da BBC News, Colin Paterson, em outubro de 2014.

No entanto, Johnson não teve o adenocarcinoma mais comum do pâncreas. Mais tarde, descobriu-se que ele tinha um tumor neuroendócrino pancreático, uma forma menos virulenta e mais tratável da doença. Johnson passou por uma cirurgia radical para tratar sua doença, e os médicos esperavam que seu prognóstico fosse bom. No Q Awards em 22 de outubro de 2014, Johnson recebeu o "Icon Award" e anunciou que estava "livre de câncer" tendo passado por "remoção do pâncreas, baço, parte do estômago, intestinos delgado e grosso e remoção e reconstrução". de vasos sanguíneos relacionados com o fígado ". Johnson disse: "Foi uma operação de 11 horas ... Esse tumor pesava 3kg - esse é o tamanho de um bebê! De qualquer forma, eles conseguiram tudo. Eles me curaram. É tão estranho e tão estranho que é difícil chegar a um acordo, com isso em mente. Agora, passo meu tempo gradualmente aceitando a ideia de que minha morte não é iminente, que vou viver ". Ele acrescentou que ainda estava se recuperando da operação e quando perguntado o que faria em seguida, respondeu: "Eu não sei realmente"

Discografia:

Dr Feelgood

·         Down by the Jetty (January 1975)

·         Malpractice (October 1975) – UK No. 17

·         Stupidity (1976) – UK No. 1

·         Sneakin' Suspicion (1977) – UK No. 10

·         All Through the City (2012: box

·         Solid Senders (1978)

The Wilko Johnson Band

·         2 tracks on Hope & Anchor Front Row Festival (1978)

·         Ice on the Motorway (1981)

·         Bottle Up and Go! (EP, 1983)

·         Pull the Cover (1984)

·         Watch Out! (Live in London) (1985)

·         Call It What You Want (1987)

·         Barbed Wire Blues (1988)

·         Going Back Home (1998)

·         Don't Let Your Daddy Know (Live in Japan 2000) (2000)

·         Red Hot Rocking Blues (2005)

·         Portobello Shuffle: A Testimonial to Boss Goodman and Tribute to the Deviants & Pink Fairies

·         Blow Your Mind (2018)

Ian Dury & the Blockheads

·         Laughter (1980)

with Roger Daltrey

·         Going Back Home (2014) 

Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!