Menu

        JUKEBOX WEB RADIO

Fantastic Negrito 

18 MAI 2018
18 de Maio de 2018

Fantastic Negrito - Plastic Hamburgers

Disco: “Please Don't Be Dead” 2018 (4º disco)

 

Xavier Amin Dphrepaulezz (nascido em 1968), mais conhecido por seu nome artístico “Fantastic Negrito”, é um cantor e compositor afro-americano cuja música abrange blues, R & B e música de raízes.

Negrito nasceu no Oeste de Massachusetts, o oitavo de quinze filhos. Seu pai era um muçulmano somali profundamente religioso que, segundo Negrito, tinha "muitas regras" para seus filhos.  Negrito e sua família se mudaram para Oakland, Califórnia, quando ele tinha 12 anos de idade. Teve uma adolescência dura evolvida com drogas num bairro barra pesada, mas sua vida deu uma guinada quando se motivou a aprender a tocar depois de ouvir o álbum de Prince, Dirty Mind. Quando soube que Prince era um músico autodidata, se inspirou mais ainda e aprendeu a tocar entrando nas salas de aula de música da Universidade da Califórnia, em Berkeley, apesar de não ser um estudante lá.

Negrito fez um contrato com o ex empresário de Prince, e mais tarde, em 1993, fez outro acordo, este com a Interscope Records.  Em 9 de janeiro de 1996, ele lançou seu primeiro álbum, The X Factor, sob o nome de Xavier. O álbum foi lançado pela Lexington House Records e distribuído pela Interscope.  Em 1999 sofreu um acidente de carro quase fatal, que o deixou em coma por três semanas; ele disse que sentiu que esse acidente o "libertou" porque a Interscope terminou seu contrato com ele.  Em 2007, ele parou de fazer música, mas ele retornou em 2014, descrevendo seu novo estilo musical como "black roots music for everyone”. Em 2015, ele ganhou o Tiny Desk Contest da NPR.  Em 2016, seu álbum The Last Days of Oakland foi lançado no selo Blackball Universe.  Negrito ganhou seu primeiro Grammy em 2017, quando The Last Days of Oakland recebeu o Grammy de Melhor Álbum de Blues Contemporâneos. Neste ano está de volta e lança seu novo álbum “Please Don't Be Dead” em  junho.

Estilo: “black roots music for everyone”

 http://www.fantasticnegrito.com/

Discografia:

•             The X Factor (Interscope, 1996) (as Xavier)

•             Fantastic Negrito (Black Ball Universe, 2014)

•             The Last Days of Oakland (Blackball Universe, 2016)

•             Please Don't Be Dead (Cooking Vinyl, Black Ball Universe, 2018)

Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!