Menu

        JUKEBOX WEB RADIO

Os destaques de 2017!

24 DEZ 2017
24 de Dezembro de 2017

Os destaques de 2017

Em décadas passadas os discos, principalmente os CDs em sua era de ouro, reinaram soberanos como os presentes mais ofertados nas festas de fim de ano. Não era raro os encontros de amigo secreto, ou oculto conforme a região em que acontecia, se tornarem uma troca de preferências musicais. Nestes tempos onde as lojas de discos estão em extinção, formatos digitais ainda são incompreensíveis de valor, surge o fato subversivos onde os iniciados festejam que o vinil é o presente mais “cool” deste ano, e que traz de volta o fetiche do antigo e insuperável formato mitológico do disco. Iniciada a discussão, em tempos polarizados, não é necessário cair na pobre dialética, do que é rock, ou não é rock; assunto de uma pobreza histórica e cultural, pois afinal para puristas que se presam o rock já morreu em 1957...

De qualquer forma, seguindo a tradição longeva do mundo da imprensa musical, segue aqui os caminhos para os aventureiros explorarem, ou para conservadores evitarem; de todo o jeito na época tida como mais democrática da história da música, onde todos podem ter uma gravadora, um canal de divulgação, até uma rádio ou simplesmente criar o playlist dos sonhos: #ficaadica.

 

Os 40 discos que valeriam a pena de se ouvir em 2017...

·         alt-J – Relaxer  (Banda inglesa formada em 2007 em Leeds, faz um indie-rock- experimental. Lançou neste ano o terceiro disco de estúdio)

·         Alvvays – Antisocialites  (Formada em Toronto, Canada em 2011, pode ser classificada como representante do  “Dream Twee Pop” o disco deste ano é o segundo da banda)

·         Baxter Dury - Prince of Tears  (Com DNA de rock, Baxter Dury é filho de Ian Dury e sua esposa Elizabeth "Betty" Rathmell.  Com cinco anos de idade, ele apareceu na capa do álbum New Boots and Panties de Dury)

·         Benjamin Booker – Witness  (Witness é o segundo álbum de estúdio do músico americano Benjamin Booker; músico, cantor, compositor e guitarrista americano. Ele cita: The Gun Club, Blind Willie Johnson e T. Rex como influências.)

·         Big Thief – Capacity (Big Thief é uma banda de indie rock baseada no Brooklyn, Nova York, Capacity é o seu segundo disco)

·         Brand New -Science Fiction (Brand New é uma banda de rock alternativo, liderada por Jesse Lacey, foi formada em Merrick, Nova York, no ano 2000; depois de um hiato de 8 anos lançaram est ano o quinto disco)

·         Bully – Losing (Bully é uma banda de rock americana formada em 2013 em Nashville. Eles assinaram como o selo da Columbia Records Startime International e lançaram seu primeiro álbum em 2015. Losing, lançado neste ano. é o seu segundo disco. Muitos acham que a banda seria aevolução natural do estilo Grunge)

·         Circa Waves - Different Creatures (Circa Waves é uma banda inglesa de rock indie formada em Liverpool em 2013. A banda é composta pelo líder Kieran Shudall (voz, guitarra), Sam Rourke (baixo), Colin Jones (bateria) e Joe Falconer (guitarrista). Different Creatures é o segundo disco do grupo)

·         Courtney Barnett & Kurt Vile -Lotta Sea Lice (O grande encontro Indie de 2007 , marca a colaboração entre os trovadores  de Melbourne e de Philadelphia . O discoInclui covers de "Untogether" do grupo Belly e "Fear Is Like A Forest" de Jen Cloher, além de retrabalhos das canções de cada um)

·         Dan Auerbach  -Waiting on a Song (Apesar de ser um dos nomes mais badalados e consagrados do momento seus discos solo são delicadas e sutis investigações e revisões de sias influências este seu segundo álbum tem um pouco de todo seu universo.)

·         Daniele Luppi & Parquet Courts – MILANO (Milano é um álbum de estúdio colaborativo da compositora italiana Daniele Luppi e da banda de rock americana Parquet Courts.  Produzido por Luppi, e apresenta ainda a participação da cantora Karen O do Yeah Yeah. É um álbum conceitual, com músicas que são histórias ficcionistas sobre inadaptados, fashionistas, marginais e viciados; que se passa em Milão dos anos 1980.)

·         Father John Misty - Pure Comedy  (Joshua Michael Tillman , conhecido como Father John Misty, é um cantor, compositor, guitarrista e baterista americano. Mantendo uma produção constante de gravações solo desde 2004, Tillman é um ex-membro do badalado Fleet Foxes, também fez contribuições para álbuns de artistas populares, incluindo Beyoncé, Lady Gaga e Kid Cudi.)

·         Fleet Foxes   - Crack-Up (Fleet Foxes é uma banda norte-americana de indie folk formada em Seattle, em 2006. É liderada pelo vocalista e violonista Robin Pecknold, que cresceu ouvindo discos de Bob Dylan, Neil Young, The Zombies e dos Beach Boys. Seguindo uma linha de pop barroco, com influências do folk e do rock clássico, definido como “baroque harmonic pop jams” pelos próprios integrantes.)

·         Jay Som - Everybody Works (Jay Som é o projeto musical da compositora americana Melina Duterte, nascida em Oakland, Califórnia. Seu álbum de estreia, Turn Into, foi lançado em Polyvinyl Records. Neste ano lançou seu segundo disco.)

·         JD McPherson - Undivided Heart & Soul (Jonathan David "JD" McPherson, nascido em 14 de abril de 1977, é um cantor e compositor americano de Broken Arrow, Oklahoma. Conhecido por um som “retrô” enraizado no rock and roll, rockabilly , música negra  e blues da década de 1950. Entre influências cita Little Richard e Fats Domino, McPherson também se inspira em artistas tão diversos quanto o Wu-Tang Clan, Pixies e Led Zeppelin.)

·         King Gizzard and the Lizard Wizard - Flying Microtonal Banana (King Gizzard & the Lizard Wizard é uma banda australiana de rock psicodélico que se formou em 2010 em Melbourne, Victoria. A banda é conhecida por suas performances energéticas ao vivo e produção de gravação prolífica, tendo lançado doze álbuns de estúdio completos desde 2012. Os trabalhos iniciais do rei Gizzard e Lizard Wizard eram principalmente uma mistura de música de surf, rock de garagem e rock psicodélico, enquanto os lançamentos mais recentes mostram uma gama mais ampla de influências, incluindo elementos de música cinematográfica, rock progressivo, folk, jazz, alma e heavy metal.)

·         King Krule -The OOZ (Archy Ivan Marshall, nascido em 24 de agosto de 1994, é um cantor e compositor inglês. Começou a carreira usando o nome Zoo Kid, em 2011 passou a usar o nome King Krule.  A sua música tem sido comparada a de Morrissey e Edwyn Collins. Seu estilo é considerado dark wave, new wave, além de usar técnicas de Dub. No entanto suas influências declaradas são díspares: Gene Vincent, Fela Kuti e The Penguin Cafe Orchestra são apontadas como as principais.)

·         Mac DeMarco - This Old Dog ("Mac" DeMarco é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical canadense. Ele é mais conhecido por sua carreira solo, ao longo da qual lançou vários álbuns de estúdio. Seu estilo tem sido descrito como "blue wave", "slacker rock" ou, segundo o próprio, "jizz jazz.)

·         Nadia Reid – Preservation (Nadia Reid conseguiu um lugar único como uma das mais importantes representantes do novo som que vem da Nova Zelândia. Preservation, seu disco de estreia é uma viagem interior belíssima e sensível, um exemplo do que um álbum introspectivo pode ser)

·         Oh Sees – Orc (Oh Sees é uma banda americana de rock de garagem de San Francisco, Califórnia, formada em 1997. Thee Oh Sees incorpora uma grande variedade de gêneros de rock, incluindo rock de garagem dos anos 1960, rock psicodélico, punk rock, noise rock, art punk e pós-punk dos anos 80. Inicialmente como um projeto para Dwyer lançar gravações experimentais em casa.)

·         Omni - Multi-Task (O trio Omni, original de Atlanta, estreou em 2016 com o interessante disco "Deluxe"; uma amálgama vertiginosamente refrescante de nervosismo pós-punk e um pingo de calmaria microtonal .  O disco lançado est ano “Multi-Task” leva a banda a um caminho próprio e pronto par ser uma das bandas mais originais do cenário indie atual.)

·         Peter Perrett - How The West Was Won (Peter Albert Neil Perrett é um vocalista, guitarrista e compositor inglês veterano, fez parte da antológica banda The Only Ones. Perrett formou os Only One em 1976. Após a auto divulgação de seu primeiro single "Lovers of Today", a banda assinou um contrato de gravação com a CBS Records e lançou três álbuns de estúdio: The Only Ones (1978), Even Serpents Shine (1979) e Baby's Got a Gun (1980) , antes de se separar em 1982. Agora aos 65 anos lançou seu primeiro disco solo)

·         Priests - Nothing Feels Natural (Priests é uma banda de punk americana formada em 2012. Os membros são: Katie Alice Greer (voz), Daniele Daniele (bateria), Taylor Mulitz (baixo), GL Jaguar (guitarra). Após duas fitas auto lançadas e um single de 7 ", a banda começou a trabalhar com Don Giovanni Records.  Os Priests lançaram seu álbum de estreia “Nothing Feels Natura”l em janeiro de 2017, via Sister Polygon Records.)

·         Protomartyr - Relatives in Descent  (Protomartyr é uma banda de rock americana formada em 2008 em Detroit, Michigan. Possui Joe Casey nos vocais, Greg Ahee no violão, Alex Leonard na bateria e Scott Davidson no baixo. A música da banda foi rotulada como post-punk e punk rock.  Josh Terry do site “Consequence of Sound” afirmou que a banda "mistura a atmosfera temperamental dos anos 70 com o pós-punk britânico; e junta com uma sensibilidade bruta seus ancestrais de garagem e rock da chamada Detroit Motor City". O som da banda foi comparado com outros atos pós-punk como Wire, The Fall, Pere Ubu, Constantines e Iceage, bem como bandas locais como “Tyvek”.  Os vocais de barítono de Casey também foram comparados aos de Ian Curtis da Joy Division, Mark E. Smith do Fall e Nick Cave.)

·         Quicksand – Interiors (Quicksand é uma banda americana de pós-hardcore da cidade de Nova York, Estados Unidos, fundada em 1990. Seu primeiro EP foi seguido por dois grandes álbuns:  Slip (1993) e Manic Compression (1995). O som de Quicksand foi comparado com o das bandas de estilo semelhante como Fugazi e Helmet.  Fatores de estresse interno levaram o grupo a separar-se em 1995 e novamente em 1999, após o fracassado da tentativa de reunião.  Em junho de 2012, o Quicksand reuniu-se para uma performance especial de uma noite só, mas devido ao bom resultado deram continuidade a banda. O terceiro álbum da banda (e o primeiro em 22 anos), Interiors, foi lançado em 10 de novembro de 2017.)

·         Sheer Mag - Need to Feel Your Love (Sheer Mag é uma banda de rock americana da Filadélfia, formada em 2014. Fazendo uma combinação de rock e punk dos anos 1970, a banda começou a chamar a atenção e lançou três EPs de 7 polegadas a partir de março de 2016, todos extremante badalados pela mídia.  Em janeiro de 2015, Rolling Stone apresentou a banda como um dos "10 Novos Artistas que Você Precisa Saber", descrevendo como "uma gangue de punks com um amor não tão secreto do rock clássico dos anos setenta".  Em 2016, a banda faz parte do elenco do festival Coachella, se destcando. Em maio de 2017, Sheer Mag lançou o single  "Need To Feel Your Love", a primeira faixa de seu disco de estreia: Need To Feel Your Love.)

·         Sleaford Mods - English Tapas (Sleaford Mods é uma dupla inglesa de música digital, eletrônica e punk formada em 2007 em Nottingham. A banda possui o vocalista Jason Williamson e, desde 2012, o músico Andrew Fearn.  Eles são conhecidos pelo seu estilo musical abrasivo e minimalista e explorações amargas da vida e da cultura britânica. Com uma produção profícua a  dupla lançou dez álbuns.)

·         Slowdive -Slowdive (Slowdive é uma banda de rock alternativo, que surgiu junto ao movimento chamado de “shoegaze”, formada em 1989, em Reading, Inglaterra. O nome do grupo é o resultado de um sonho do baixista Nick Chaplin e uma posterior conversa com a vocalista com Rachel Goswell em  surgiu o assunto sobre a cnação  "Slowdive", de um de seus grupos favoritos, Siouxsie and the Banshees. O grupo lançou três discos e se separou em 1995, banda retornou em 2014. Neste ano, após 22 anos, lançaram o quarto disco do grupo.)

·         Spoon -Hot Thoughts (Spoon é uma banda de rock americana formada em Austin, Texas. A banda é composta por Britt Daniel (voz, guitarra), Jim Eno (bateria), Rob Pope (baixo, guitarra, teclados, backing vocals) e Alex Fischel (teclado, guitarra). Os críticos descreveram o estilo musical da banda como uma fusão de indie rock, power pop, art rock] e rock experimental.  Formados em 1993 lançaram seu álbum de estúdio de estreia Telephono, em 1996. Este ano lançaram o elogiadíssimo nono disco da banda, Hot Toughts.)

·         St. Vincent – MASSEDUCTION (Anne Erin "Annie" Clark (nascida em 28 de setembro de 1982), mais conhecida pelo seu nome artístico St. Vincent, é uma cantora americana, compositora e multi-instrumentista. Ela começou sua carreira musical como membro do The Polyphonic Spree e também fazia parte da banda de Sufjan Stevens antes de formar sua própria banda em 2006.)

·         Sylvan Esso - What Now  (Sylvan Esso é uma dupla americana de “Eletronic Experimental Pop” de Durham, Carolina do Norte, formada em 2013.  A banda é composta pela cantora Amelia Meath e pelo produtor Nick Sanborn . Estrearam com o single "Hey Mami" e lançaram seu primeiro álbum homónimo pela Partisan Records em maio de 2014. Neste ano lançaram o segundo disco: What Now.)

·         The Amazons - The Amazons (The Amazons é uma banda de rock inglesa, de Reading, formada em 2014. Atualmente a banda é composta por Matt Thomson (vocalista e guitarrista), Chris Alderton (guitarrista e backing vocal), Elliot Briggs (baixista e backing vocal) e Joe Emmett (baterista). Em 2015 lançaram o EP "Don't You Wanna" e foram incluídos nas listas da BBC "Sound of 2017" e MTV "Brand New 2017" , sendo  também nomeados como,  uma banda para ouvir em 2017 pela NME, The Independent e BBC Radio1. O primeiro álbum de estúdio da banda, homônimo, foi lançado em  junho deste ano.)

·         The Black Angels - Death Song (Black Angels é  um quinteto americano de rock psicodélico de Austin, Texas, formado em 2004. Eles lançaram cinco álbuns de estúdio e um álbum de compilação. Seu nome é derivado da música de Velvet Underground "The Black Angel's Death Song".)

·         The Moonlandingz - Interplanetary Class Classics (The Moonlandingz é uma banda de rock experimental inglesa, formada em 2015. A banda nasceu como um projeto de pesquisa musical paralelo aos seus trabalhos principais de seus membros. Desde o lançamento de “Johnny Rocket, Narcissist and Music Machine…I'm Your Biggest Fan” em 2015, o grupo continuou a tocar ao vivo e gravar juntos, lançando dois EP sob o nome The Moonlandingz e um álbum completo – “Interplanetary Class Classical” em 2017 .)

·         The National -Sleep Well Beast (The National é uma banda americana de inspiração oitentista classificada como um post-punk revival. Nascidos originalmente no final dos anos 1990, em Ohio, nos Estados Unidos, mudaram-se para Nova Iorque e, depois do habitual período de apresentações ao vivo em pequenos espaços, e gravaram o seu primeiro disco; desde então a banda recebeu ótimas críticas por parte da imprensa que não se cansa de elogiar o talento de Matt Berninger, letrista, vocalista e frontman da banda.  Sleep Well Beast é o sétimo disco do grupo.)

·         The War on Drugs - A Deeper Understanding (The War on Drugs é uma banda de indie rock americana da Filadélfia, Pensilvânia, formada em 2005. A banda é composta por Adam Granduciel (letras, vocais, violão), David Hartley (baixo), Robbie Bennett (teclados), Charlie Hall (bateria) , Jon Natchez (saxofone, teclados) e Anthony LaMarca (guitarra). Fundada por colaboradores próximos, Granduciel e Kurt Vile, o The War on Drugs lançou seu álbum de estúdio de estreia, Wagonwheel Blues, em 2008.  Vile partiu logo após o lançamento para se concentrar em sua carreira solo. O segundo álbum de estúdio da banda Slave Ambient foi lançado em 2011 consagrando definitivamente a banda. O terceiro álbum da banda, Lost in the Dream, foi lançado em 2014 após extensas turnês , aconteceu  um período de solidão e depressão do compositor principal Granduciel. Neste ano banda lançou seu quarto álbum,” A Deeper Understanding”.)

·         This Is The Kit - Moonshine Freeze (“This Is the Kit” é o alter ego da musicista britânica Kate Stables, que vive entre Bristol e Paris. Neste ano com o lançamento do quarto disco “Moonshine Freeze” o grupo parece pronto para uma consagração no dificílimo mercado musical britânico.)

·         Tyler Bryant & The Shakedown (Original de Nashville,o berço da country music norte-americana, a banda Tyler Bryant & The Shakedown apostou em uma mistura de blues com rock alternativo. Seu álbum de estreia, “Wild Child”, lançado em 2013, recebeu uma ótima receptividade.  Continuam fazendo bonito com seu novo disco homônimo, lançado neste ano.)

·         White Reaper - The World's Best American Band (White Reaper é uma banda punk de garagem com sede em Louisville, Kentucky. A banda é composta por Tony Esposito , Ryan Hater, Nick Wilkerson, Hunter Thompson e Sam Wilkerson. A banda lançou dois EP e dois álbuns completos; sendo seu primeiro álbum em 2015 White Reaper Does It Again, e The World's Best American Band em 2017.)

·         Wolf Alice - Visions of a Life (Wolf Alice é um quarteto de rock alternativo do norte de Londres, formada inicialmente como dupla em 2010. Os seus membros desde 2012 são Ellie Rowsell (voz, guitarra), Joff Oddie (guitarras e vocais), Theo Ellis (baixo), E Joel Amey (bateria, voz).)

 

Consagrando os consagrados!

Para não esquecer aqueles que continuam fazendo a roda girar, de qualquer modo, os fãs já escolheram como os melhores, por isso mesmo segue os lançamentos de músicos já tradicionais que não decepcionaram nos novos trabalhos…

·         Arcade Fire - Everything Now

·         Beck – Colors

·         Black Country Communion – BCCIV

·         Deep Purple – infinite

·         Depeche Mode – Spirit

·         Elbow - Little Fictions

·         Eric Gales - Middle of the Road

·         Foo Fighters - Concrete and Gold

·         Gorillaz – Humanz

·         Kasabian - For Crying Out Loud

·         Liam Gallagher - As You Were

·         Mark Lanegan Band – Gargoyle

·         Mastodon - Emperor of Sand

·         Paul Weller - A Kind Revolution

·         Phoenix - Ti Amo

·         Procol Harum – Novum

·         Queens of the Stone Age – Villains

·         Ray Davies – Americana

·         Ride - Weather Diaries

·         Robert Plant - Carry Fire

·         Robyn Hitchcock - Robyn Hitchcock

·         Roger Waters - Is This the Life We Really Want?

·         Royal Blood - How Did We Get So Dark?

·         Ryan Adams – Prisoner

·         Sharon Jones & the Dap-Kings - Soul of a Woman

·         Sparks – Hippopotamus

·         The Cadillac Three – Legacy

·         The Horrors – V

·         The Magnetic Fields - 50 Song Memoir

·         The xx - I See You

·         LCD Soundsystem - American Dream

·         The Afghan Whigs - In Spades

·         Grandaddy - Last Place

·         Noel Gallagher's High Flying Birds - Who Built the Moon?

·         Thurston Moore - Rock N Roll Consciousness

 

Veja aqui vídeos dos destaques do ano:


Voltar
Tenha também o seu site. É grátis!